- OS-AMIGOS-DO-PASSEIO conhecimento cultural, melhor alegria e maior participação)

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««« clica nas imagens das colunas laterais »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

▒ FALECEU O PROF. ARTILIO BATISTA ▒


Nasceu a 25 de Fevereiro de 1942 e faleceu hoje dia 5 de Maio de 2015 
o Artilio Vasco do Pinho Baptista, Professor de Sociologia e membro da Coordenação Geral da UTIB. Durante vários anos trocámos livros por ocasião dos nossos aniversários. Nunca conheci ninguém que devorasse a leitura como ele; tinha mesmo fome de livros, Quantas vezes me dizia: acabei de comprar o livro dos meus sonhos, mas cada livro comprado era sempre um sonho realizado. A ele se deve a criação e constituição da Biblioteca José Esteves que começou com a bonita some de 2500 volume cedidos por aquele professor. Para mim, o verdadeiro "herdeiro" da biblioteca do Prof. era ele próprio, o Artílio, mas ele, na sua humildade: "que não, que não senhor, foram oferecidos à UTIB, não a mim. Foi também, depois do Prof. José Esteves, o maior municiador da nossa Biblioteca. Dele tenho duas dezenas de volumes, todos autenticados e a mim dedicados, que me ofereceu nos meus aniversários. De todos destaco,(e como ele adorava este livro de John Gerassi): "VENCEREMOS! The speeches and writings of ERNESTO CHE GUEVARA". e como ele era a cópia fisionómica impressionante do CHE. 

Recordo um seu retrato do CHE em sua casa e como o confundiam como sendo ele próprio. 
Foi ainda e também um dos Coordenadores do saudoso Boletim da UTIB, Destaco ainda mais dois talentos: O 1º. no canto onde impressionava especialmente no Fado de Coimbra, cidade que ele adorava, como tive oportunidade de comprovar. O 2º., no desenho e pintura extremamente pormenorizada como se comprova pelo quadro de sua autoria que me ofereceu em 1998 e que perdura desde então na parede do meu quarto!

Era assim o Artílio o Homem dos Sete Instrumentos, e que tudo dava em troca de nada. Paz à sua alma e sentidas condolências a toda a família. 


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Um certo dia, decorria o Ano 2000, pedi ao Arítilo para redigir um texto sobre mais um Encontro de Antigos Estudantes que se iria realizar na Tapada de Mafra. Pediu-me algumas dicas, alguns nomes e no dia seguinte telefona-me e diz-me: "Luis, a melhor maneira é eu "meter-me na vossa pele" e fingir que sou um dos vossos. "Vamos a isso" digo eu e no "jornal" que então editámos para o efeito ficou perpetuado este texto que deixo à V/consideração.




++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

RECORDANDO
Em 1982, um Grupo de companheiros e amigos levaram a efeito a constituição de uma Cooperativa de Ensino Gratuito baseada nas Universidades Livres de Bento de Jesus Caraça. Vicissitudes várias e outras "oposições" impediram que ela tivesse voado tão alto quanto desejaríamos. Para além de todo o espólio documental que fiicou para a posteridade, restam ainda este "boneco" onde tentei mostrar a "máquina de trabalho" que foi o nosso querido amigo Artílio e o "monumento" que apresenta actualmente a erosão sofrida nestes 33 anos. Desse Grupo "transitaram" para a UTI do Barreiro e, como se depreende, o Artílio Baptista, o Carlos Alberto Correia e eu próprio.