- OS-AMIGOS-DO-PASSEIO conhecimento cultural, melhor alegria e maior participação)

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««« clica nas imagens das colunas laterais »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

ENCONTROS NO CONVENTO

RETROSPECTIVA
(com som)
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
4º CICLO DE «OS ENCONTROS NO CONVENTO»
SONHEI
Uma noite destas sonhei com os “Encontros no Convento” que estão a ter lugar, no último Sábado de cada mês, no Convento da Madre de Deus da Verderena, no Barreiro, talvez por estar a dar o meu modestíssimo contributo ao evento.
Em 2004 algumas pessoas das quais destaco os Srs. Luís Cunha, Luís Duarte, Orlando Nunes, tiveram a ideia de “pôr os ouvidos a ver”, segundo o vosso entendimento, nascendo assim o 1º Ciclo dos Encontros com muita aceitação por parte das pessoas que gostam deste género musical (música clássica). Como o agrado foi geral, surgiu o 2º Ciclo em 2005 e ainda o 3º em 2006. Podemos ver a importância do que se passou neste último ano consultando o cartaz da época.
Entretanto, por razões que não interessam por agora, os Encontros foram interrompidos.
Ao longo dos últimos anos os Encontros foram lembrados e comentados, até que o Sr. Luís Cunha propôs o seu recomeço. Foi aceite a sua proposta e lá arrancou o 4º Ciclo dos Encontros.
A 1ª sessão, dia 28 de Janeiro versou o tema “SINFONIAS”; na 2ª sessão, dia 25 de Fevereiro, falou-se de “CONCERTOS” tendo como convidado especial o jovem Miguel Vaz, 1º violino da Camerata do Barreiro que interpretou dois temas; dia 24 de Março teve lugar a 3ª sessão cujo tema foi “COROS”. Foi bonito ouvir os Srs. Luís Duarte e Luís Cunha dissertarem sobre autores e compositores. E, como convidado especial, tivemos o prazer de ouvir o Coro Polifónico do Alto do Seixalinho dirigido pelo Maestro Maurício da Silva, interpretar alguns temas clássicos do seu repertório. A próxima sessão, a 4ª, será no dia 21 de Abril com o tema “BALLETS”.
De referir que estes Ciclos são realizados no âmbito da UTIB-Universidade da Terceira Idade do Barreiro, cuja tutela é da Câmara Municipal.
Tenho assistido a muitos eventos realizados no âmbito da UTIB vendo por lá passar, de vez enquando, alguns responsáveis da instituição. Por aqui ainda não aconteceu. A Música Clássica ficaria reconhecida e daria razão para a continuação do 4º Ciclo e dos que se seguirão, espero.
Cumprimentos.
Arlindo Inácio 
(Membro da Comissão organizadora)